Reforma Política é debatida pelo Parlamento Metropolitano

Presidentes de Câmara estiveram reunidos nessa sexta-feira em Cosmópolis; próximo encontro acontece em Monte-Mor, com dirigentes da CPFL

Voto Distrital, Distritão, Cláusula de Barreira e a diminuição de partidos políticos foram alguns dos assuntos debatidos nessa sexta-feira, dia 1º, durante a 6ª reunião do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ocorrida em Cosmópolis.

Presidida por Hélio Ribeiro, o encontro contou com as presenças do presidente da Câmara de Cosmópolis, André Luiz Barbosa Franco; o prefeito de Cosmópolis, José Pivatto; o presidente da Câmara de Morungaba, Júlio César de Moraes; da Câmara de Santa Bárbara D´Oeste, Kadu Garçom; da Câmara de Vinhedo, Nil Ramos; o ex-deputado estadual, Antônio Mentor; o palestrante da manhã, Cláudio Roberto Nava; além de vereadores e demais presidentes de Câmara da RMC.

Além de expor os principais tópicos da Reforma Eleitoral que estão sendo debatidos pelo Senado nacional, Cláudio Nava fez um comparativo com o atual sistema de votação e apontou as mudanças que devem ser aprovadas. Ele também lembrou da necessidade de se distinguir Reforma Eleitoral e Reforma Política. “Todas as mudanças que podem valer já para a próxima eleição, utilizam os vereadores como cobaias, a exemplo do que já aconteceu no passado, como o caso de financiamento de campanhas entre pessoas físicas e jurídicas; hoje se discute tempo de mandato de Ministro do Supremo, numa clara mistura entre as duas reformas”, explica.

O que passará ou não a ser lei já na próxima eleição ainda é um mistério, mas Cláudio Nava alerta: “Seja o que for que aconteça, isso recairá sobre os vereadores, ou seja, sobre quem tem o contato direto com o eleitor; quem está mais perto da população. É esse vereador que terá que dar conta de executar o que a Lei exigir, além de responder a todos os questionamentos dos eleitores; daí a importância desse debate”, ressaltou.

 

Meio Ambiente

Além da Reforma Política, o encontro serviu para outros debates, como a questão do aterro sanitário em funcionamento no entroncamento das cidades de Americana, Paulínia e Cosmópolis, levantado pelos vereadores e presidentes de Câmara ligados à Frente Parlamentar de Meio Ambiente do Parlamento da RMC. Para debater o assunto, fizeram uso da palavra a vereadora de Cosmópolis, Eliane Ferreira Lacerda Defaveri e o advogado Reginaldo Lopes.

O prefeito de Cosmópolis elogiou o encontro, os trabalhos dos presidentes de Câmara, a participação dos vereadores e a condução do presidente do Parlamento da RMC, Hélio Ribeiro.

Entre os vereadores presentes ao evento, o clima é de troca de experiências. “Participar dos eventos ocorridos dentro do Parlamento é importante também para nós, vereadores, porque tudo o que se debate aqui, diz respeito aos 20 municípios e, obviamente, pode mudar a vida de todos os nossos munícipes e a nossa conduta enquanto legisladores; por isso sempre estou presente e aconselho a outros vereadores que participem”, ressalta o vereador de Indaiatuba, João de Souza Neto, o Januba da Banca.

A 7ª reunião do Parlamento acontece no Município de Monte-Mor, no próximo dia 6 de outubro, a partir das 8h30. “Para essa reunião, contaremos com uma palestra muito importante, que diz respeito aos problemas que, não raro, atingem os 20 municípios da RMC: a oscilação da energia elétrica e outros problemas relacionados à CPFL”. Para isso, dirigentes da empresa estarão em Monte Mor, à frente desse debate. “Estão todos convidados”, convida Hélio Ribeiro.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s