Parlamento da RMC debate rede de oftalmologia e qualidade dos serviços públicos

Vereadores, presidentes de Câmara, prefeito de Itatiba e deputado Edmir Chedid estiveram presentes ao encontro

 Itatiba sediou sexta-feira (8), a 13ª reunião do Parlamento Metropolitano de Campinas. O encontrou aconteceu no Plenário da Câmara e reuniu o presidente do Parlamento Hélio Ribeiro, o vice-presidente da Câmara de Itatiba, Hiroshi Bando, o prefeito do Município, Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira e o deputado estadual Edmir Chedid. A reunião contou ainda com as presenças da Chefe do Departamento de Atenção Clínica do Hospital das Clínicas da Unicamp, Denise Fornazari de Oliveira, e do jornalista, analista político e diretor do Portal Indsat, Paulo Ricardo Gomes. Também fizeram parte da mesa diretiva do evento, os presidentes de Câmara Kadu Garçom (Santa Bárbara D´Oeste), Nil Ramos (Vinhedo), Júlio César de Moraes (Morungaba), Walton Assis Pereira (Monte-Mor), Leila Bedoni (vereadora de Itatiba), e demais vereadores dos municípios que compõem a RMC.

Denise Fornazari foi a primeira palestrante da manhã. Ela passou um quadro da atual situação dos atendimentos em oftalmologia na RMC e destacou a importância de se formar uma rede voltada para a especialidade, com a função de unir todos os Municípios, otimizar os serviços, diminuir os custos e, principalmente, atender os munícipes, que hoje enfrentam uma fila de espera no atendimento clínico, que chega a ser de três meses.

Para Denise, a região não tem uma rede ruim de oftalmologistas, o que acontece é que eles estão distribuídos de maneira irregular, o que acaba acarretando a fila de espera e enormes problemas aos Municípios. “No Brasil, a oftalmologia não está inserida na Rede Básica de Saúde por se tratar de uma rede cara, que para ser constituída necessita de equipamentos caros, consultórios caros e profissionais especializados. A proposta da rede é investir e ampliar em ambulatórios já instalados e fazer com que todos possam otimizar esses serviços entre si”, afirma.

 

Pesquisa e Qualidade de Serviços

O segundo tema abordado pelo diretor do Portal Indasat, Paulo Ricardo Gomes, durante o encontro de vereadores e presidentes de Câmara, destacou a importância das pesquisas de satisfação para alavancar a qualidade dos serviços públicos realizadas nos Municípios.

O instituto é composto por pesquisadores, jornalistas e publicitários e tem como objetivo facilitar o entendimento dos índices de satisfação atribuídos a cada serviço público. “Nós interpretamos esses dados em 36 Municípios, em 16 setores diferentes, que formam um conjunto de informações capazes de dar subsídios para a mudança no atendimento; não é um ranking apenas mas, ao identificar as falhas, criar possibilidades de mudança real nos serviços públicos desses Municípios”, afirma Paulo Rivardo.

Para o presidente do Parlamento da RMC, Hélio Ribeiro, o encontro em Itatiba possibilitou grandes debates entre os agentes políticos. “Esse é o papel do Parlamento: possibilitar que os Municípios tenham acesso às informações para identificar as demandas e trabalhar em equipe para que todos possam ter melhores resultados em vários setores”.

Para o deputado estadual Edmir Chedid (DEM), presente ao encontro, esse trabalho do parlamento é fundamental para que os Municípios enfrentem suas dificuldades, uma vez que todos vivem uma crise, fruto de uma mudança mundial. “Essa união é muito importante para o Legislativo, pois os vereadores são aqueles que, de fato, têm contato com a população diariamente, e os que enfrentam cara a cara essas mudanças; daí a importância dessa integração, uma vez que não adianta nivelar por baixo, e nem uma cidade ir muito bem e outra, muito mal; é preciso união”, disse Chedid, durante sua fala no Plenário Abílio Monte, em Itatiba.

A próxima reunião do Parlamento da RMC, acontece dia 6 de julho, no Município de Valinhos, a partir das 9h. “Estão todos convidados”, lembra Hélio Ribeiro.

 

SERVIÇO:

14ª Reunião do Parlamento Metropolitano da RMC

Data/horário: 6 de Julho de 2018, das 9h às 12h

Local: Câmara Municipal de Valinhos

Mais Informações: (19) 3885-7700 – imprensa@camaraindaiatuba.com.br

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s